segunda-feira, 11 de junho de 2012


A música é um dos instrumentos de preservação da memória,transmitindo as tradições de diferentes épocas do passado daCapoeira. O canto às vezes exprime tristeza pela ausência de umcamarada que já morreu, encerrando ainda uma advertência ouobservação, um exemplo prático, uma lição para a vida. Ao encerrara ladainha é iniciado pelo solista um refrão, sinal para a entrada docoro formado pelos capoeiras.À medida em que o jogo tenha seu desenvolvimento, as cantigas irãoacompanhar e descrever - numa linguagem peculiar - as situaçõesque acontecem na roda, quando não ocorre do canto determinar, deforma sutil, o desenvolvimento das ações.A poesia pode significar uma provocação a alguém ou umabrincadeira com qualquer dos capoeiras; pode traduzir umaadvertência à forma muita das vezes perigosa em que transcorre o jogo; pode ser ainda a reverência a um orixá. De qualquer forma, ascantigas trazem uma característica comum - a linguagem figurada ede compreensão restrita aos jogadores.A sonoridade vibrante dos berimbaus é magnética. Agora tocam aIúna. Dizem os antigos que neste toque ressoa o canto da aveInhuma (ou Anhuma) e conta a lenda que ela é portadora de umaforça mágica. Encantada, dos seus pios de desprende a magia dosdeuses... Ouçamos o toque. Num dado momento se destacam os sonsagudos de um berimbau para no instante seguinte seremsuplantados por outro, que vibra com profunda gravidade. É odiálogo das Iúnas. Como se dois seres mitológicos, tomados deprofunda paixão, tornassem audível seu canto de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bem vindos.

espero mostra ,e passar adiante tudo aquilo que me foi pasado,pelo mestre tião não só na capoeira mas da vida,como amigo das horas boas e também ruins pricipalmente.

fostos da assassoação de capoeira velha senzala.
prof: arisco

batizado de capoeira na bahia

batizado de capoeira na bahia
professor arisco na meia lua .