sexta-feira, 25 de maio de 2012

como forma de resistência dos negros africanos ao trabalho escravo nas lavouras de cana de açúcar. O ritmo e a ginga característicos da modalidade se devem à necessidade de encobrir o caráter de rebeldia, evitando, assim, maiores represálias à época. Golpes, saltos e outros movimentos de ataque e defesa eram, desta forma, confundidos com expressões artísticas, embaladas por palmas e cantoria.
A capoeira é, por isso, a única luta marcial esportiva brasileira – assim reconhecida em 1972 – cujos rituais de competição acompanham sons de tambores e outros instrumentos de percussão, sendo o mais marcante o do berimbau, que acabou por se tornar símbolo da manifestação. Não há registros específicos acerca da data e local de sua origem, podendo ter sido introduzida primeiro em Recife, Rio de Janeiro ou Salvador, por volta de 1600, junto à formação dos quilombos, onde provavelmente se deram os primeiros ensinamentos.

A denominação “capoeira” vem do tupi-guarani e significa "área de vegetação rasteira", relacionada aos locais em que era originalmente praticada, seja como “dança”, próximo à estrutura das senzalas, ou como técnica de autodefesa, nas comunidades quilombolas, construídas em matas e clareiras de difícil acesso. Somente em 1888, com a abolição da escravatura, as “rodas” de capoeiristas passaram a ser vistas pelas ruas e espaços públicos.

Antes disso, em 1808, dada a instalação da Família Real Portuguesa no Brasil, a chama,da “capoeiragem” vista como forma de promoção da algazarra e da desordem pelos negros, foi proibida. Em 1890, chegou a ser introduzida no Código Penal, aplicadas aos infratores penas como prisão e trabalho forçado, situação que perdurou até 1932, quando o presidente Getúlio Vargas liberou de vez a prática, graças à iniciativa de Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba (1900-1974), criador da vertente Regional, diferente da tradicional Capoeira Angola.
O mestre Valmir, presidente da Fundação Internacional da Capoeira Angola-BA explica qual é a principal filosofia da capoeira.         
                                                          Luta, dança, esporte, arte, folclore, filosofia. São alguns dos conceitos associados à prática da capoeira, iniciada no Brasil Colônia do século XVI,
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bem vindos.

espero mostra ,e passar adiante tudo aquilo que me foi pasado,pelo mestre tião não só na capoeira mas da vida,como amigo das horas boas e também ruins pricipalmente.

fostos da assassoação de capoeira velha senzala.
prof: arisco

batizado de capoeira na bahia

batizado de capoeira na bahia
professor arisco na meia lua .