quinta-feira, 31 de maio de 2012

...

  • As primeiras Mestras de Capoeira Angola surgem somente no início do século XXI, sendo representadas pelas Mestras Janja e Paulinha, discípulas de Mestre Morais, Cobra Mansa e João Grande e atualmente líderes (junto ao Mestre Poloca) do Grupo Nzinga de Capoeira Angola.
  • Mestre Pastinha começou a treinar capoeira por intermédio de um africano que o viu apanhar de um rival em sua infância.
  • Mesmo depois de perder a visão Mestre Pastinha era temido por quem estava jogando com ele.
  • Foi mestre Pastinha que falou a famosa frase "A capoeira é Mandinga, é manha, é malícia, é tudo o que a boca come"
  • Dos 50 golpes bem aplicados da capoeira que Mestre Bimba ensinou, 22 eram mortais.
  • Em 1930, o famoso caratê não era conhecido na Bahia.
  • Mestre Bimba foi o Capitão da Navegação Baiana.
  • Mestre Bimba teve sua primeira escola de capoeira Angola, em 1918 com apenas 18 anos, obtendo apenas em 1937 o alvará da Academia de Capoeira Regional.
  • Segundo Mestre Noronha, o berimbau em seu tempo, era uma arma maligna e mortal. A verga (o pau do berimbau), era usado como cassetete e a varinha servia para furar os olhos do adversário que tivesse má conduta. Na época em que a capoeira era proibida.
  • Segundo Luis Edmundo, nos fins do século XVIII, no Rio de Janeiro, as aventuras dos capoeiras eram de tal jeito que o governo, através da portaria de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais e outras medidas de repressão à pratica de capoeira.
  • Na Bahia, de acordo com Manuel Querino, os capoeiristas se distinguiam dos demais negros porque usavam uma argolinha de ouro na orelha, como insígnia de força e valentia, e o nunca esquecido chapéu à banda.
  • Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época "emprenhava a urna". Vencia aseleições o candidato que dispunha de maior n.º de capoeiras.
  • Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.
  • Mestre Bimba é o mestre da capoeira regional.
  • Antes do arame, o "fio" do berimbau era feito de tripas de animais

terça-feira, 29 de maio de 2012


Segundo o Dicionário do folclore brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, capoeira é jogo atlético de origem negra, ou introduzido no Brasil pelos escravos bantos de Angola, defensivo e ofensivo, espalhado pelo território e tradicional no Recife, cidade do Salvador e Rio de Janeiro, onde são recordados os mestres, famosos pela agilidade e sucessos.

Desde os primeiros registros sobre a capoeira no Brasil, existem dúvidas sobre se ela se originou de aldeias africanas ou de senzalas brasileiras.

A maioria dos autores, no entanto, afirma que ela teria sido criada no Brasil, por escravos africanos, como instrumento de luta e resistência.

Na segunda metade do século XIX, era muito utilizada por malandros e desordeiros que viviam provocando e intimidando as pessoas, na luta pelo controle de áreas urbanas, principalmente no Rio de Janeiro. Por isso, foi muito perseguida pelo governo que colocava até a cavalaria para combatê-la, desencadeando muita violência. O código penal brasileiro de 1890 previa penas de até seis meses de detenção para aqueles que se dedicassem à capoeiragem.

Os capoeiras, como eram chamados, não eram apenas escravos ou negros. Prostitutas, assaltantes, pedintes e ladrões de residências também faziam parte dos grupos de capoeiras.

Durante as manifestações públicas e os períodos eleitorais, alguns políticos se aliavam aos capoeiras, que usavam sua força física para inibir a participação de defensores do partido adversário, em troca de benefícios.

Apesar do seu aspecto violento, a capoeira também era uma forma de lazer, sendo acompanhada por instrumentos musicias.

A partir do final dos anos 1930, com a consolidação dos estudos afro-brasileiros, a capoeira passou a ser vista sob um prisma diferente e suas atividades se deslocaram para o Nordeste, especialmente para a Bahia.

A imagem de luta violenta, tão ativa e presente no Rio de Janeiro no século XIX, vai se apagando progressivamente da memória nacional. Integrada à área da cultura e do folclore, deixa de ser vista como atividade de delinqüentes, passando a ser uma “brincadeira coletiva”.

A capoeira, como jogo ou dança, é executada no centro de um círculo de pessoas, a roda, que delimita o espaço onde ela se desenvolverá. O ritmo obedece ao som de cânticos, curtos, repetitivos (solo ou em coro) e instrumentos musicais de percussão típicos, como o berimbau, o ganzá ou reco-reco, o agogô, o pandeiro, atabaque, o caxixi.

berimbau é o principal instrumento e aquele que cria o clima. Pode ser médio (que determina o jogo), viola e berra-boi; o ganzá ou reco-reco, feito de gomos de bambú, com rasgos transversais, onde se passa uma vareta de madeira produzindo um som rascante; o agogô, instrumento de origem africana, formado por duas campânulas de ferro, que são tocadas com uma vareta do mesmo metal, produzindo um som em cada campânula; o pandeiro, composto de um aro circular de madeira, com soalhos, sobre o qual se estica uma pele(de cabra ou de bode) e se toca batendo o compasso da dança com a mão; oatabaque, também de origem africana, é um tambor primário, coberto com pele de animal, distendida em uma estrutura de madeira com formato de cone vazado na extremidade superior, que marca o ritmo das batidas e juntamente com o pandeiro acompanha o solo do berimbau; o caxixi, instrumento em forma de uma pequena cesta de vime com alça, usado como chocalho pelo tocador de berimbau.

O capoeirista tem que ser leve, flexível e ter muita ginga, pois é dela que partem os golpes de ataque e defesa. Seus movimentos são contínuos e a cadência é fundamental.

Existem vários estilos de capoeira: Angola, São Bento, Jogo de Dentro, Jogo de Fora, Santa Maria, Conceição da Praia, Assalva, Senhor do Bonfim. Todos se distinguem por variações sutis, às vezes apenas pela maneira de tocar o berimbau.

Os movimentos ou golpes dependem muito mais de destreza do que de força muscular. Os mais comuns são: rabo-de-arraia, rasteira, tesoura, bananeira, aú, salto mortal, chapa-de-pé, meia lua.

A roupa utilizada antigamente era calça branca comum, com bainha arregaçada e camisa folgada, feita de algodão grosso de saco de açúcar, depois substituída por camisa de malha branca. Não se usa sapatos: luta-se ou joga-se a capoeira descalço. Hoje, alguns capoeiristas usam camisas coloridas com a logomarca da associação à qual pertencem.

No Brasil, há grandes centros de capoeira na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Há também um interesse crescente pelo jogo, nos seus aspectos coreográficos, esportivos e elementos de tradição afro, na Europa e nos Estados Unidos.

Entre os grandes mestres baianos estão Samuel Querido de Deus, celebrizado por Jorge Amado no seu livro Bahia de todos os santos; Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha); Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado); o sergipano Mestre Sombra (Roberto Teles de Oliveira), entre outros.

O tema é hoje bastante pesquisado e estima-se que existam cerca de seis milhões de lutadores no Brasil. Praticantes, mestres e dirigentes de entidades do setor estão empenhados em regulamentar a profissão.

Há uma corrente que defende uma nova modalidade de capoeira, a contemporânea, que é alvo de críticas por desprezar legados culturais do passado, mas para os que a defendem como espetáculo, competição e luta seria o caminho para chegar às Olimpíadas.
     




salve salve mestre raimundo

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A capoeira é ao mesmo tempo uma luta e uma arte. Mas você sabia que durante muito tempo a capoeira foi proibida no Brasil? Quem vê crianças pequenas jogando capoeira nas escolas ou rodas de capoeira com a apresentação de grandes mestres nem pode imaginar que essa conhecida forma de expressão das raízes negras era mal-vista e considerada perigosa.

Para jogar capoeira precisamos de um ritmo, ditado pelo atabaque, pelo berimbau e pelo agogô. Essa música é bem característica. Dois parceiros, de acordo com o toque do berimbau, executam movimentos de ataque, defesa e esquiva. Eles simulam uma luta. Para jogar capoeira é preciso habilidade e força, além de integração e respeito entre os parceiros.

O gingado é a base da capoeira. É um movimento ritmado que mantém o corpo relaxado e o centro de gravidade em constante deslocamento. A partir do gingado surgem os outros movimentos de ataque ou contra-ataque. Os jogadores nunca estão parados e isso torna a capoeira muito bonita de se ver. 
O Desenvolvimento da Capoeira Dos tempos da escravidão para cá, muita coisa aconteceu no mundo da capoeira. Foram crises, proibições, liberações, perseguições, etc. Atualmente, a capoeira é reconhecida e praticada mundialmente pôr um número incalculável de pessoas. Porém, existem pontos a serem discutidos e melhor evidenciados. Dentre eles, muitas coisas que as pessoas falam, mas, que até hoje, não disseram realmente nada.
A libertação de uma arte Foi em nome da liberdade para a capoeira como um todo que a luta continuou e continua até hoje. Mesmo sob o ferro da repressão, grandes nomes de capoeiras célebres passaram para a história. Entre estes estão nomes que já se foram como Mestre Pastinha, Mestre Bimba, Mestre Gigante, Manduca da Praia, Mestre Leopoldina, Pedro Cobra, Nascimento Grande e Besouro Mangangá, que ganhou este apelido devido ao conteúdo de uma lenda que o cercava e que dizia que quando ele se via cercado pôr muitos homens armado s, ele se transformava num inseto, um besouro gigante e saía voando, deixando todos apavorados com seu sumiço. Sem usar armas, a capoeira bateu-se esse tempo todo contra a injustiça que perseguia seus praticantes.Hoje a capoeira é arte, arte livre e pura que trás em seu íntimo a luta de um povo pela própria liberdade de viver.
A Vitória de uma Cultura No Brasil a capoeira cresce num contexto de conflito no Recôncavo Baiano, nas fazendas do Rio de Janeiro e nas serras de Pernambuco. Através da saga dos quilombos foram aprimoradas técnicas de combate, dissimuladas nas senzalas, onde, diante dos olhos do feitor, era praticada a luta em forma de dança. No dia 31 de outubro de 1821, o intendente geral da polícia da corte recebia do príncipe regente, instruções para pôr fim às desordens provocadas pêlos capoeiras. Com a guerra do Paraguai, estes capoeiras s faziam parte das maltas de capoeira que promoviam a desordem pública e atemorizavam os transeuntes, intimidando pessoas pacíficas. Cabe destacar que, além de muitos elementos oriundos de classes mais pobres, muitos rapazes da alta roda da burguesia cultivavam com entusiasmo a prática da capoeira que já estava criando raízes na sociedade carioca. Em 1890, com o advento da república, teve início uma ferrenha campanha contra a prática da capoeira, levando muitos jovens da sociedade a se transformarem em marginais, já que a capoeira era tida como crime. Devido a tanta proibição foram criados códigos e estratégias de comunicação através dos toque de Cavalaria (a polícia anda a cavalo), ou através do toque Amazonas ou de São Bento Grande que dava aviso de área livre.
Toda esta perseguição era na verdade preconceito, racismo e luta de classes, misturados com medo e ignorância pôr parte daqueles que se sentiam ameaçados com o fortalecimento da cultura afro-brasileira. No entanto, em 1937, o então presidente Getúlio Vargas, revogou a lei Sampaio Ferraz, liberando a capoeiragem. Isto depois de assistir a uma apresentação de Mestre Bimba e de seus alunos. Esta apresentação deixou Getúlio Vargas muito impressionado com a beleza da arte da capoeira, e dando licença a Mestre Bimba para registrar sua “escola”, tornando-se o primeiro a sistematizar o ensino da capoeira no Brasil. Mestre Bimba introduz inovações no jogo, golpes e contra-golpes de bateria, o atabaque, o berimbau, o agogô, o reco-reco, destituindo do jogo rituais como a ladainha, pôr exemplo.
Era a capoeira Regional. O estilo Angola resiste e permanece até hoje como a expressão primeira da capoeira. Comparações à parte, o que importa mesmo é a vitória desta cultura tão rica e tão importante que é parte maior da atual cultura brasileira.

sexta-feira, 25 de maio de 2012


    O Surgimento
 

                                        O  surgimento da  Capoeira no Brasil foi devido as condições em que
                                        os  escravos eram  obrigados  a viver , condições  que  muitas  vezes
                                        os levavam a morte.A cultura africana sofre modificações face à nova
                                        realidade  e toda  a  revolta de  um povo  vai se  moldando a  ansia de
                                        liberdade , surge  então a  capoeira uma luta em forma  de  dança que
                                        tornou realidade um sonho chamado de liberdade.
                                                 .
      A Luta

                                        A  Capoeira  é  uma  luta  de  defesa  e  ataque em que os praticantes 
                                        usam  os  pés e  a  cabeça sendo as mãos de menor uso mas nunca de
                                        menor importância tanto para o ataque como na defesa . Os europeus
                                        acostumados a lutar com as mãos não tinham  a menor  chance contra
                                        os negros e perdiam fácil  . Os senhores  de engenhos proibiram então
                                        a prática dessa luta entre  os  escravos , sofrendo  pressão da Polícia
                                        Imperial e Milícia Republicana, Os negros porém acharam uma solução:
                                        disfaçaram  a Capoeira colocando mimicas e danças acompanhadas de
                                        músicas . Quando o feitor passava pelos negros "Brincando de Angola"
                                        batia  palmas , apreciava , achava  bonito sem saber  que ales estavam
                                        praticando a já proibida capoeira . Assim disfarçada em divertimento a
                                        capoeira sobreviveu até os dias de hoje.
                                                  .
                                                                    Na Verdade oque é a Capoeira?
                                        Já dizia o Mestre Pastinha, "Capoeira Angola é, antes de tudo, luta e luta violenta." É
                                                  importante que esse aspecto seja ressaltado, já que o consenso atual entre os leigos e as
                                        pessoas que a praticam de forma equivocada, é considerar a Capoeira uma forma de dança
                                        ou simplesmente folclore para turista ver. É claro que entre os praticantes sérios, em seus
                                        treinos, os golpes são apenas simulados e a Capoeira torna-se um exercício físico e mental.
                                        violência dos seus golpes, no entanto, não deixa espaço para meio termo; ou joga-se
                                        Capoeira 'para valer', com as suas sérias consequências ou apenas simula-se um jogo.
                                        A possibilidade de enquadrá-la em regras esportivas é inexistente; quem assim o faz 
                                        não conhece de fato a Capoeira.
                                                  .
                  O Jogo
                                        "Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas
                                        para as minhas perguntas" - Mestre Moraes. O jogo da Capoeira na forma amistosa, ou seja,
                                        na roda é verdadeiramente um diálogo de corpos. Dois capoeiristas partem do "pé" do
                                        Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro
                                        'compre o jogo' e assim desenvolve-se sucessivamente até que todos entrem na roda.
                                                  .
               A Malícia
                                                    Elemento básico da Capoeira Angola, a malícia a torna ainda mais perigosa. Essa
                                                    malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de
                                                    corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras
                                                    artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando.
                                                  .
                Os Golpes
                                                    A Capoeira (de Angola) tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no
                                                    entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a
                                                    música tem apenas sete notas. Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de
                                                    Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.
                                                  .
               A Música
                                                    A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos
                                                    musicais. Isso deve-se basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma
                                                    disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e
                                                    os capitães-do-mato. No início esse acompanhamento era feito apenas com palmas e
                                                    toques de tambores. Posteriormente foi introduzido o Berimbau instrumento composto de
                                                    uma haste tensionada por um arame, tendo por caixa de ressonância uma cabaça cortada.
                                                    O som é obtido percutindo-se uma haste no arame; pode-se variar o som abafando-se o
                                                    som da cabaça e (ou) encostando uma moeda de cobre no arame; complementa o
                                                    instrumento o caxixi, uma cestinha de vime com sementes secas no seu interior. O
                                                    Berimbau, um instrumento usado inicialmente por vendedores ambulantes para atrair
                                                    fregueses, tornou-se instrumento símbolo da Capoeira, conduzindo o jogo com o seu t
                                                    imbre peculiar. Os ritmos são em compasso binário e os andamentos - lento, moderado e
                                                    rápido são indicados pelos toques do Berimbau. Numa roda de angoleiros o conjunto
                                                    rítmico completo é composto por: três berimbaus (um grave - Gunga; um médio e um
                                                    agudo - Viola); dois pandeiros; um reco-reco; um agogô e um atabaque. A parte musical
                                                    tem ainda músicas que são cantadas e repetidas em coro por todos na roda. Um bom
                                                    Capoeirista tem obrigação de saber tocar e cantar os temas da Capoeira.
 
como forma de resistência dos negros africanos ao trabalho escravo nas lavouras de cana de açúcar. O ritmo e a ginga característicos da modalidade se devem à necessidade de encobrir o caráter de rebeldia, evitando, assim, maiores represálias à época. Golpes, saltos e outros movimentos de ataque e defesa eram, desta forma, confundidos com expressões artísticas, embaladas por palmas e cantoria.
A capoeira é, por isso, a única luta marcial esportiva brasileira – assim reconhecida em 1972 – cujos rituais de competição acompanham sons de tambores e outros instrumentos de percussão, sendo o mais marcante o do berimbau, que acabou por se tornar símbolo da manifestação. Não há registros específicos acerca da data e local de sua origem, podendo ter sido introduzida primeiro em Recife, Rio de Janeiro ou Salvador, por volta de 1600, junto à formação dos quilombos, onde provavelmente se deram os primeiros ensinamentos.

A denominação “capoeira” vem do tupi-guarani e significa "área de vegetação rasteira", relacionada aos locais em que era originalmente praticada, seja como “dança”, próximo à estrutura das senzalas, ou como técnica de autodefesa, nas comunidades quilombolas, construídas em matas e clareiras de difícil acesso. Somente em 1888, com a abolição da escravatura, as “rodas” de capoeiristas passaram a ser vistas pelas ruas e espaços públicos.

Antes disso, em 1808, dada a instalação da Família Real Portuguesa no Brasil, a chama,da “capoeiragem” vista como forma de promoção da algazarra e da desordem pelos negros, foi proibida. Em 1890, chegou a ser introduzida no Código Penal, aplicadas aos infratores penas como prisão e trabalho forçado, situação que perdurou até 1932, quando o presidente Getúlio Vargas liberou de vez a prática, graças à iniciativa de Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba (1900-1974), criador da vertente Regional, diferente da tradicional Capoeira Angola.
O mestre Valmir, presidente da Fundação Internacional da Capoeira Angola-BA explica qual é a principal filosofia da capoeira.         
                                                          Luta, dança, esporte, arte, folclore, filosofia. São alguns dos conceitos associados à prática da capoeira, iniciada no Brasil Colônia do século XVI,
      

bem vindos.

espero mostra ,e passar adiante tudo aquilo que me foi pasado,pelo mestre tião não só na capoeira mas da vida,como amigo das horas boas e também ruins pricipalmente.

fostos da assassoação de capoeira velha senzala.
prof: arisco

batizado de capoeira na bahia

batizado de capoeira na bahia
professor arisco na meia lua .